Belo Horizonte: escrachado é médico-legista da ditadura

Em Belo Horizonte, cerca de 100 jovens do Levante Popular da Juventude fizeram um esculacho na casa de João Bosco Nacif da Silva, médico-legista da Policia Civil da ditadura militar, que foi denunciado pela participação em um crime de assassinato e tortura em Belo Horizonte em 1969.

 

João Bosco Nacif da Silva foi responsável por autos de corpo delito no período da ditadura. O médico-legista atestou em laudo médico que o jovem João Lucas Alves havia se suicidado, apesar do corpo apresentar deformações em consequência das fortes torturas, de acordo com o Tortura Nunca Mais.

Em 28 de fevereiro de 1969, em nota oficial, João Lucas foi transferido para a Polícia de Belo Horizonte e, em 6 de março, foi anunciada sua morte por suicídio na Delegacia de Furtos e Roubos de Belo Horizonte.

Nas torturas que sofreu nesse departamento policial, João Lucas teve vários ossos quebrados, olhos vazados, além de queimaduras generalizadas. Onofre Pinto (ex-banido e desaparecido em 1974), preso na mesma época, denunciou o ocorrido em depoimento à organização “Amnesty International”.

O laudo médico, requerido pelo advogado Modesto da Silveira, revelou unhas arrancadas, escoriações e equimoses ao longo do corpo, inclusive no rosto e nas nádegas, não demonstrando qualquer indício do suposto suicídio por enforcamento.

Este já é o segundo escracho realizado em Belo Horizonte pelo Levante Popular da Juventude. O primeiro denunciado foi Ariovaldo da Hora e Silva, no Bairro da Graça, em ação realizada no dia 26 de março. Relatos oficiais comprovam que o torturador também tem envolvimento com o caso de João Lucas Alves.

Alguns sites com citações de documentos que comprovam a participação de João Bosco Nacif da Silva no caso de João Lucas Alves.

“A necrópsia, realizada no Departamento de Medicina Legal/MG, em 06 de março de 1969, firmada pelos Drs. Djezzar Gonçalves e João Bosco Nacif da Silva, confirma a falsa versão policial de suicídio por enforcamento, apesar de descrever algumas escoriações presentes no braço esquerdo, pé direito e na região glútea, assim como a falta de uma unha e rouxidão em outras. Esses médicos foram denunciados pelo GTNM/MG, mas sequer foram investigados, pois o CRM/MG arquivou a denúncia.”

Site Tortura Nunca Mais:

http://www.torturanuncamais-rj.org.br/MDDetalhes.asp?CodMortosDesaparecidos=36

“O auto de corpo de delito de João Lucas Alves, 36 anos, foi realizado a 6 de março de 1969 no Departamento de Medicina Legal de Belo Horizonte, e está assinado pelos doutores Djezzar Gonçalves Leite e João Bosco Nacif da Silva. Nele consta:

Autoridade que requisitou – Del. de Furtos e Roubos.

LESÕES CORPORAIS: (…) Duas escoriações lineares alargadas, medindo a maior cerca de 5 cm, e situadas na face interna, terço inferior do antebraço esquerdo. Escoriações vermelhas situadas nos 4 últimos pododátilos (dedos do pé) esquerdos: Edema do pé direito. Contusão com equimose arroxeada na região glútea direita, face posterior da região escapular direita e flanco direito. Região anal normal. Ausência da unha do primeiro pododátilo esquerdo.

CAUSA DAMORTE – asfixia mecânica.”

Tese de Edson Ferreira de Carvalho para UFSC:

http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/29232-29250-1-PB.htm

“O laudo médico, requerido pelo advogado Modesto da Silveira, revelou unhas arrancadas, escoriações e equimoses ao longo do corpo, inclusive no rosto e nas nádegas, não demonstrando qualquer indício do suposto suicídio por enforcamento.

A necrópsia, realizada no Departamento de Medicina Legal/MG, em 06 de março de 1969, firmada pelos Drs. Djezzar Gonçalves e João Bosco Nacif da Silva, confirma a falsa versão policial de suicídio por enforcamento, apesar de descrever algumas escoriações presentes no braço esquerdo, pé direito e na região glútea, assim como a falta de uma unha e rouxidão em outras. Esses médicos foram denunciados pelo GTNM/MG, mas sequer foram investigados, pois o CRM/MG arquivou a denúncia.”

Revista O Berro:

http://serverlinux.revistaoberro.com.br/pipermail/cartaoberro/2011-March/001679.html

“O auto de corpo de delito de João Lucas Alves, 36 anos, foi rea­llzado a 6 de março de 1969 no Departamento de Medicina Legal de Belo Horizonte, e está assinado pelos doutores Djezzar Gonçal­ves Leite e João Bosco Nacif da Silva. Nela consta:

Autoridade que requisitou — Del. de Furtos e Roubos.

LESÕES CORPORAIS: (…) Duas escoriações lineares alar­gadas, medindo a maior cerca de 5 cm, e situadas na face in­terna, terço inferior do antebraço esquerdo. Escoriações ver­melhas situadas nos 4 últimos pododátilos (dedos do pé) es­querdos: Edema do pé direito. Contusão com equimose arro­xeada sobre a unha do primeiro pododátilo direito. Equimose arroxeada na região glútea direita, face posterior da região escapular direita e flanco direito. Região anal normal. Ausên­cia da unha do primeiro pododátilo esquerdo.

CAUSA DA MORTE — asfixia mecânica”

Blog Direto Humanos (este site apresenta relatos de companheiros do João Lucas Alves ligando nomes de outros torturadores ao caso, além de detalhes das torturas realizadas):

http://www.dhnet.org.br/dados/projetos/dh/br/tnmais/mortos.html

Grupo Desaparecidos Políticos: http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pessoa.php?id=92

 

 

Fonte – Levante Popular

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *