“Espero que possamos mostrar a verdade ao povo brasileiro, mas sem mostrar rancor ou perseguição”
O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) se congratulou com a presidenta da República Dilma Rousseff pela solenidade de posse da Comissão da Verdade, o parlamentar avalia que a Comissão prestará um belíssimo serviço em favor da verdade no Brasil.
“Tenho certeza absoluta que esta Comissão composta por homens e mulheres de alto nível do Brasil farão um belíssimo trabalho em favor da verdade em nosso país”, avaliou Júlio Campos.
O parlamentar tem boas expectativas dos trabalhos, mas fez uma ressalva a de que os trabalhos sejam feitos com o máximo de imparcialidade e busque e mostre a verdade ao povo brasileiro.
“Espero que possamos mostrar a verdade ao povo brasileiro, mas sem mostrar rancor ou perseguição”.
A anistia, ou o esquecimento pelo poder público de atos delituosos, por motivo de utilidade social, foi o caminho para acabar com o revanchismo entre os militares e movimentos sociais.
A Comissão da Verdade foi instalada pela presidenta e terá dois anos para ouvir depoimentos e analisar documentos que auxilie no esclarecimento de fatos que se referem aos direitos humanos na época, com a finalidade de esclarecer fatos e não de punir.
Foram empossados José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça), Gilson Dipp (ministro do Superior Tribunal de Justiça), Rosa Maria Cardoso da Cunha (advogada), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República), Paulo Sérgio Pinheiro (diplomata), Maria Rita Kehl (psicanalista) e José Cavalcante Filho (jurista).
Fonte – Midia Newa