Sábado Resistente – 11 de agosto: Plebiscito de 1962 – Palestra Almino Affonso

Um dos fatos da história brasileira que esteve na origem da deflagração e articulação do Golpe Civil-Militar de 1964 foi a intensa luta da sociedade pela antecipação do Plebiscito para decidir se o regime político brasileiro seria o Parlamentarismo ou o Presidencialismo. Este movimento tinha como objetivo a devolução do poder ao presidente João Goulart, que foi obrigado a aceitar o parlamentarismo como condição para sua posse após a renúncia de Jânio Quadros, em agosto 1961.

Conscientes da irregularidade constitucional que este tipo de regime significou para o País, as forças progressistas – os partidos de esquerda, sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais, assim como estudantes organizados – constituíram a força motriz desta mobilização, inclusive com o apoio de alguns comandos militares. A palavra de ordem foi a antecipação das datas do Plebiscito que, inicialmente fixada na Emenda Constitucional para o ano de 1965, finalmente se deu em 6 de janeiro de 1963. Neste dia, num eleitorado de quase 18 milhões (quase 12 milhões compareceram às urnas) o presidencialismo obteve mais de 80% (9.457.448) dos votos contra menos de 20% (2.073.082) dos votos concedidos pelos adeptos do parlamentarismo.

O Sábado Resistente deste mês terá o privilégio de ouvir Almino Affonso, ex-Ministro do Trabalho e da Previdência Social de João Goulart, uma das pessoas que teve um papel de primordial importância neste processo. Sua palestra será um documento histórico, pela riqueza em detalhes e informações a respeito dessa luta pelo Presidencialismo, contra a direita golpista e os bastidores do Golpe que este fato originou.

 

PROGRAMAÇÃO

14h: Boas vindas  – Caroline Menezes (Memorial da Resistência de São Paulo)

Coordenação – Alípio Freire (Núcleo de Preservação da Memória Política)

 

14h30: PALESTRAS

– Almino Affonso (Advogado, Ministro do Trabalho e Previdência Social em 1963, Secretário de Negócios Metropolitanos do Governo Franco Montoro em São Paulo, Vice-governador de São Paulo na gestão Orestes Quércia, ex-Deputado Federal e Conselheiro da República na gestão do Presidente Lula)

 

16h00: Debate

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

 

Informações à imprensa

– Memorial da Resistência de São Paulo

coliveira@pinacoteca.org.br

– Secretaria de Estado da Cultura

Giulianna Correia –  gcorreia@sp.gov.br

Renata Beltrão –  rmbeltrao@sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *