O lançamento da publicação é resultado de um projeto do Instituto Macuco selecionado pela segunda chamada pública do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça divulgada em 2011.
A obra com 200 páginas e fotos coloridas reúne textos da ex-prefeita Luiza Erundina, que governava São Paulo à época da descoberta da Vala de Perus; do vereador Ítalo Cardoso e da ex-vereadoraTereza Lajolo, que fizeram parte da CPI da Câmara Municipal de São Paulo que investigou o caso (setembro de 1990 a maio de 1991); de Ivan Seixas, Maria Amélia Teles e Suzana Lisboa, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, além de Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia. Na década de 1990, a CPI do legislativo paulistano ouviu vítimas e cúmplices do regime, localizou corpos, e um centro de tortura até então desconhecido.
Junto ao lançamento da publicação, haverá exposição com fotos históricas registradas pelo fotógrafo Marcelo Vigneron durante a abertura da Vala de Perus. A exposição reúne ainda imagens encontradas em diversos arquivos de familiares de presos e desaparecidos políticos.
Marcas da Memória – A iniciativa da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça seleciona projetos de preservação, divulgação e formação da memória da Anistia Política e do processo de Justiça de Transição no Brasil. Este ano, a III Chamada Pública do Marcas da Memória oferecerá apoio financeiro de R$ 30 mil a R$ 600 mil para os projetos selecionados, que foram enviados entre maio e junho passado.
Serviço
Data: terça-feira (4 de setembro de 2012)
Horário: 19h
Local: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo- SP)
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – Ministério da Justiça
Carolina Valadares
Telefone: (61) 2025 3135/3315