Governo do Estado cria Comissão da Verdade para esclarecer crimes da Ditadura

O Governo do Estado instituiu a Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba, que visa investigar, por todos os meios de provas, os crimes da violação dos direitos humanos praticados por agentes públicos contra paraibanos que se encontravam dentro ou fora do Estado durante o período da Ditadura Militar. O decreto de nº 33.426, assinado pelo governador Ricardo Coutinho, foi publicado na edição do dia 1º de novembro de 2012 do Diário Oficial do Estado.  

Pelo decreto, a Comissão será composta por sete membros que serão escolhidos pelo Governador até o final de novembro. “A apuração feita pelos membros investigará as condições em que se deram as torturas, prisões, suspensões de estudantes das universidades, intervenção em sindicatos e demissão de servidores e trabalhadores na época sem dar a ninguém o direito de defesa”, explicou o chefe de gabinete do Governador, Waldir Porfírio.

Todas as informações obtidas terão como foco a reconstrução da história dos casos graves de violação dos direitos humanos, a preservação da memória do povo paraibano e a contribuição para a Comissão Nacional da Verdade instituída pela presidente Dilma Roussef pela Lei Federal nº 12.528, de 18 de novembro de 2011.

 

Fonte – PB Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *