Dividida, Venezuela celebra 55º aniversário do fim da ditadura

Governo Chávez e oposição comemoraram data separadamente. País vive expectativa sobre o estado de saúde do presidente em Cuba.

O governo e a oposição celebram separadamente nesta quarta-feira (23) os 55 anos do fim da última ditadura da Venezuela, do general Marcos Pérez Jiménez.

Manifestantes chavistas marcham em solidariedade ao presidente nesta quarta-feira (23) em Caracas, Venezuela (Foto: AFP)

 

Ao mesmo tempo, o principal líder da oposição, Henrique Capriles, pediu unidade dos grupos contrários ao governo do país.

“Hoje mais do que nunca, nós venezuelanos devemos nos unir”, disse Capriles através do Twitter.

Em uma das mensagens que divulgou nesta quarta, Capriles denunciou que recebeu várias informações de funcionários públicos que afirmaram terem sido “obrigados” a participar de uma manifestação do governo, no bairro 23 de Janeiro.

O bloco oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD) cancelou manifestação marcada para hoje, em que protestaria contra a decisão da Corte Suprema de Justiça de aceitar o atraso da posse de Chávez, marcado para acontecer no dia 10 de janeiro.

Eles acusaram o governo de planejar “atos de violência” e preferiram um ato mais discreto.

Partidários do presidente Hugo Chávez, que segue internado em Cuba para tratamento de saúde, mostraram solidariedade ao líder em passeatas pelas ruas da capital, Caracas.

Partidário de Chavez participa de marcha em Caracas (Foto: Juan Barreto/AFP)

 

Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *