Venezuela anuncia instalação de Comissão da Verdade

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (05) que no próximo dia 27 de fevereiro será instalada a Comissão da Verdade no país, com o objetivo de investigar crimes, desaparecimentos e violações de direitos humanos ocorridos entre 1958 e 1998 , período conhecido como Quarta República, em que vigorou na Venezuela o Pacto de Punto Fijo.

Vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Elza Fiúza/ABr)

Assinado em 31 de outubro de 1958 após a queda do militar Marcos Pérez Jimenez e antes das eleições marcadas para aquele ano, o Pacto de Punto Fijo foi um acordo entre os partidos políticos venezuelanos Ação Democrática (AD), Comitê de Organização Política Eleitoral Independente (Copei) e União Republicana Democrática (URD) para sustentar a democracia recém instaurada por meio da participação equitativa de todos os partidos no executivo, excluindo o Partido Comunista da Venezuela, que foi posteriormente perseguido.

“A Venezuela mudou, nunca mais a tortura será uma arma para perseguir os nobres ideais da juventude venezuelana”, disse Maduro. A fala foi realizada no Palácio Legislativo de Caracas, após uma homenagem póstuma ao líder estudantil Noel Rodríguez, capturado por oficiais do Estado em 29 de junho de 1973. Após 40 anos do desaparecimento, o corpo foi encontrado por investigadores do Ministério Público (MP) e os restos mortais serão entregues aos familiares.

Maduro convidou o jornalista e José Vicente Rangel, que o antecedeu na vice-presidência da Venezuela, para integrar o processo de ingestigação que, em sua opinião, tem que ser “pedagógico e de formação para as gerações que estão por vir”.

Fonte –  Agência Pública de Notícias da Venezuela, AVN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *