Publicação de Audálio Dantas reconstitui todos os detalhes da prisão e da morte do jornalista Vladimir Herzog.
No próximo dia 1º de abril, segunda-feira, às 18 horas, nosso Sindicato promoverá o lançamento do livro ‘As duas guerras de Vlado Herzog’, de autoria do jornalista e escritor Audálio Dantas.
A publicação reconstitui todos os detalhes da prisão e da morte do jornalista Vladimir Herzog, na carceragem do DOI-CODI em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975.
Audálio Dantas esperou 30 anos para concluir o livro, cujo primeiro lançamento aconteceu em 2012, pela Editora Record. “Ao escrever este livro, não tive a pretensão de esgotar o assunto, mas sim de acrescentar novas informações e jogar um pouco mais de luz sobre o que se pode considerar um dos capítulos mais importantes da história recente do Brasil. Penso também que essa obra tem uma grande função que é de trazer para as novas gerações a história real do país contada por alguém que participou de perto”, disse Audálio.
Na avaliação de Chiquinho Pereira, presidente do nosso Sindicato, “as futuras gerações precisam conhecer a verdadeira história através de quem, como Audálio Dantas, viveu a situação da época e esteve bem próximo de Vladimir Herzog”.
Novo atestado de óbito
Os familiares do jornalista Vladimir Herzog receberam no último dia 15 de março um novo atestado de óbito que retifica a causa da morte do jornalista, por “lesões e maus-tratos sofridos durante o interrogatório nas dependências do segundo Exército DOI-Codi”. A versão anterior do governo brasileiro para o óbito de Herzog era de “enforcamento por asfixia mecânica”.
“Isso significa enterrar um documento mentiroso que humilhava a família tendo que aceitar uma farsa para a morte do meu pai e por abrir precedentes para outras famílias fazerem o mesmo”, disse Ivo Herzog, filho da vítima.
SERVIÇO
Lançamento do livro ‘As duas guerras de Vlado Herzog’, de Audálio Dantas
01/04/2013 (segunda-feira) – 18 horas
Sede do Sindicato dos Padeiros de São Paulo Rua Major Diogo, 126 – Bela Vista – São Paulo/SP