Grupos reúnem-se no final de semana; na segunda-feira, entregarão sugestões à comissão nacional
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) receberá na próxima segunda-feira (29) em São Paulo mais de 90 representantes de comitês de verdade, memória e justiça de todo o país. Os grupos entregarão à CNV documentos que serão elaborados durante o final de semana em reunião autônoma no município de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo.
Os comitês de verdade, memória e justiça são iniciativas autônomas da sociedade civil, criadas em todo o Brasil para estimular medidas e políticas de memória, verdade e justiça nos estados e municípios. Foi através da iniciativa de comitês que surgiram algumas comissões estaduais da verdade e medidas de preservação da memória, como, por exemplo, a decisão de tombar a Casa da Morte em Petrópolis.
“Além de receber as demandas dos comitês, a CNV pretende discutir com a sociedade civil possibilidades para uma participação mais próxima desses grupos nos trabalhos da comissão”, afirma o coordenador da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro.
No encontro, a CNV responderá e comentará a pauta dos comitês e, após o intervalo do almoço, às 14 horas, será concedida uma entrevista coletiva por representantes da Comissão Nacional e dos Comitês. O acesso da imprensa também será liberado para registro das imagens e das falas de abertura do evento, das 9h30 às 10h, aproximadamente.
A Ouvidoria da CNV também estará presente ao evento, registrando demandas individuais, documentos e informações trazidas pelos representantes dos Comitês e de qualquer pessoa interessada. Coordenam a atividade dos dias 27 e 28, Anivaldo Padilha e José Luís Del Roio, do Comitê Paulista.
Fonte – assessoria de imprensa da CNV