O ministro do Superior Tribunal de Justiça e membro da Comissão Nacional da Verdade, Gilson Dipp, anunciou que pedirá à presidente Dilma Rousseff seu desligamento do grupo, informou ontem (29) a assessoria da comissão. Ainda de acordo com a assessoria, Dipp alegou motivos de saúde para deixar o cargo.
Foto: Divulgação. Dipp foi o primeiro coordenador da comissãoGilson Dipp anunciou a decisão aos demais membros da Comissão da Verdade cerca de dez dias atrás, de acordo com assessoria, mas a informação só foi repassada à imprensa ontem pela conselheira Rosa Maria Cardoso durante reunião em São Paulo.
Dipp foi o primeiro coordenador da comissão, que apesar de ter sido instalada em novembro de 2011, teve seus membros escolhidos em maio do ano seguinte. Ele não chegou a terminar seu mandato de seis meses à frente do grupo devido a problemas de saúde e, em outubro, passou o cargo a Claudio Fonteles. O atual coordenador é Paulo Sérgio Pinheiro.
A decisão de deixar a comissão terá de ser acatada pela presidente Dilma Rousseff, que é também a responsável por indicar um novo membro. A assessoria de imprensa do Planalto não soube responder se a carta de renúncia já chegou à Presidência.
A Comissão da Verdade foi instalada pela presidente Dilma em novembro de 2011 com o objetivo de apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. A comissão terá dois anos para produzir um relatório, com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos.
Fonte – Correio do Estado