Tomou posse, a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, a cerimônia foi realizada no auditório da OAB-RJ, no Centro do Rio.
O grupo é presidido pelo ex-presidente da seccional fluminense da ordem, Wadih Damous, e terá o objetivo de acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade nos exames e esclarecimentos à violações de direitos humanos praticadas no período da ditadura militar.Durante a cerimônia, que contou com a participação do governador, Sérgio Cabral, o vice-presidente OAB, Ronaldo Cramer, comentou sobre a importância da instituição para os trabalhos a ser desenvolvidos pela comissão.
“A comissão terá muito trabalho porque no Rio de Janeiro aconteceu boa parte dos crimes da ditadura. A OAB do Rio estará a disposição da comissão” disse Cramer.
A comissão é composta por Álvaro Machado Caldas, Eny Raimundo Moreira, Geraldo Cândido da Silva, Marcello Cerqueira, Nadine Monteiro Borges e João Ricardo Dornelles. A sede do grupo será na OAB-RJ.
A Comissão Estadual da Verdade conta com apoio administrativo e financeiro da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A comissão também contará com uma sala no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, em Botafogo, para fazer a consulta aos documentos preservados no local.
Fonte – Agência Rio de Notícias