Revista resgata história de piauiense que sequestrou embaixador dos EUA

Nova edição da Revista Cidade Verde conta a história de José Sebastião, que participou do sequestro que originou o filme “O que é isso, companheiro?” e foi morto misteriosamente.

José Sebastião Rios de Moura é um piauiense desconhecido em sua terra natal e esquecido pela história. A nova edição da Revista Cidade Verde, que chega as bancas neste domingo (19), conta como o artista gráfico saiu de Teresina e acabou participando de um dos mais marcantes episódios da ditadura militar no Brasil: o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969, no Rio de Janeiro.

A reportagem de capa vasculhou arquivos para recontar a história que originou o filme “O que é isso, companheiro?” e a participação do piauiense, que passou a ser chamado de “sequestrador”, “terrorista” e “subversivo” pelo regime militar.

Além disso, a Revista Cidade Verde localizou os parentes mais próximos de José Sebastião, a irmã Vanete e o filho dela, Ducca Rios, que pretende contar a história do tio em filme até o ano que vem. Os dois moram na Bahia e ainda guardam um sentimento de impunidade: José foi morto misteriosamente há três décadas por dois homens de terno, em Salvador (BA), anos depois de voltar do exílio na França. O crime nunca foi elucidado.

A edição número 58 da revista quinzenal aborda ainda a situação dos assaltos a banco no interior do Piauí. Outro destaque é a invasão de terras no Estado, que triplicou nos últimos seis anos.

Nas páginas verdes, a entrevista é com o jornalista Paulo José Cunha, da TV Câmara e autor do livro “Dicionário de Piauiês”.

 

Fonte – Revista Cidade Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *