ABERTURA DA MOSTRA CINEMA PELA VERDADE – Piauí

A sessão de abertura da segunda edição da Mostra Cinema pela Verdade em Piauí exibirá o documentário ?Eu me lembro?, do diretor Luiz Fernando Lobo. Exibido no Festival Internacional do Rio de Janeiro em 2012, o filme usa imagens de arquivos e entrevistas para reconstruir a luta de alguns perseguidos pela Ditadura Civil-Militar, que buscam reparação da memória e da verdade daquele período. Luiz Fernando acompanhou por cinco anos as Caravanas da Anistia para conseguir o material necessário para essa produção.

Criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar na América Latina e suas consequências, a mostra, que está em sua segunda edição, acontecerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de maio e agosto. Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital ?Marcas da Memória?, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira.

 

ENTRADA GRATUITA

Local: A exibição ocorrerá no Instituto Camillo Filho (ICF) Auditório do prédio 1

Data: 28 de maio (terça-feira)

Hora: 18h

Capacidade: 150 pessoas

Endereço: R. Napoleão Lima, 1175 – Jóquei Clube Teresina

 

Debatedores: Cineas Santos e Durvalino Couto Filho. ( Com mediação de professor do Instituto Camillo Filho).

 

Cineas é poeta e escritor piauiense com atuação cultural desde os anos de 1970. Desde 1965 vive em Teresina onde desenvolveu trabalho de agente cultural, atuando em diversas áreas, há décadas exercendo atividades no cenário artístico-cultural local. Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Teresina. Durvalino exerceu importante atividade cultural durante o período. Foi autor de diversos jornais alternativos que combatiam a ditadura e o conservadorismo da sociedade. Era amigo e atuava nas mesmas atividades de Torquato Neto e Edmar Oliveira.

 

 

Realização: Instituto Cultura em Movimento (ICEM) | Ministério da Justiça | Comissão de Anistia (Edital ?Marcas da Memória?).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *