Os eventos são direcionados a diferentes públicos que vão desde profissionais que atuam no campo dos direitos, a agentes sociais ligados a movimentos sociais, conselhos de políticas públicas, até jovens egressos do sistema socioeducativo. Os inscritos receberão certificado de participação.
As discussões abordam os Direitos Humanos enquanto um sistema integrador de direitos, não apenas os direitos objetivos, quase sempre negados às minorias (negros, mulheres, crianças e adolescentes, jovens, populações em vulnerabilidade socioeconômica). O direito ao conhecimento, à arte e à cultura elaborados, o reconhecimento dos diferentes grupos sociais e suas culturas são fundamentais, pois, a cultural, em sentido mais amplo, é a base, preside e permeia todos os processos de construção das identidades e das práticas sociais. Toda desigualdade social é, também, e antes de tudo, desigualdade no acesso à cultura produzida e no reconhecimento de legitimidade. O que faz com que algumas culturas sejam privilegiadas em detrimento de outras.
A atividade é promovida pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Cáceres CRDH/Cáceres, um projeto desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio de Convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, em cooperação com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos
Fonte – Sejudh