São João de Meriti está instalando sua Comissão Municipal da Verdade, iniciativa que terá como objetivo investigar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no município durante o período da ditadura militar. Na última quinta-feira (05/09), profissionais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SEMDHIR) se reuniram com uma representante da Comissão Estadual da Verdade para acertar os últimos detalhes para a implantação da Comissão.
A Lei para implantação da Comissão Municipal da Verdade foi aprovada pela Câmara de Vereadores na última semana. “Assim que o prefeito Sandro Matos tomou conhecimento da comissão ele autorizou o envio para aprovação da Câmara. Temos no município várias famílias de presos, torturados e desaparecidos políticos durante a ditadura. É uma questão de justiça levantar estas histórias que aconteceram em nossa cidade. Para isso queremos envolver a sociedade civil organizada”, destacou Erika dos Santos, superintendente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEMDHIR. Ela informou ainda que os interessados em saber sobre a Comissão devem procurar a Secretaria, que fica na Avenida Presidente Lincoln, 911, Edifício Antares, sala 307, em Vilar dos Teles, ou pelo telefone (21) 2751-0204. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.
O encontro contou também com a presença da assessora da Comissão Estadual da Verdade, Natália Cindra. “Nosso trabalho é promover a interiorização da comissão, destacando municípios que historicamente são importantes neste período. Sabemos, por exemplo, que em São João de Meriti havia um sítio onde houve tortura e repressão durante a ditadura militar. Precisamos investigar onde foi este local, localizar as famílias destas vítimas, entre outras ações”, completou Natália.
Fonte – Baixada Fácil