Honestino foi um dos militantes de esquerda, e ex-presidente da UNES, assassinado durante a ditadura militar
No dia 20 de setembro, em Brasília, acontece a 73ª edição da Caravana da Anistia. Na ocasião, serão homenageados os homens e mulheres que foram perseguidos em razão de sua fidelidade ao projeto democrático da Universidade de Brasília (UnB). No decorrer das atividades será apreciado o requerimento de anistia post mortem do ex-aluno, e ex-presidente da UNE, Honestino Monteiro Guimarães. A atividade será promovida, a partir das 09h, no Memorial Darcy Ribeiro, no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília – Unb – Brasília (DF).
Sobre Honestino – As perseguições, torturas e prisões do período da ditadura começaram em 1960 e, desde o início, Honestino esteve no topo da lista das perseguições. Quando optou pela clandestinidade, teve a residência, em Goiânia, invadida inúmeras vezes por agentes da repressão, mas não desistiu de continuar na luta pelo os direitos estudantis. Foi quando, em 1969, tornou-se presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), assumindo a entidade após a prisão de Jean Marc Von der Wei.
No final de 1972, Honestino se mudou para o Rio de Janeiro, onde foi jurado de morte e preso pelo órgão repressivo Cenimar, o Centro de Informações da Marinha. Ao saber da prisão, sua mãe, Dona Maria Monteiro, iniciou uma incansável busca, sem que encontrasse seu filho. Em dezembro daquele ano, teve a garantia de que poderia visitar Honestino durante o Natal no temido PIC (Pelotão de Investigações Criminais do Exército) de Brasília. Mas, chegando ao local, foi informada de que o filho não estava lá. Após um ano, em 1974, o caso do desaparecimento de Honestino ganhou notoriedade.
Após o seu desaparecimento, a família teve de esperar 23 anos até que o governo reconhecesse que Honestino era, de fato, um dos mortos da ditadura. Seu assassinato só foi admitido, oficialmente, em 12 de março de 1996.
73ª CARAVANA DA ANISTIA na UnB
Data: 20 de setembro de 2013
Local: Memorial Darcy Ribeiro – Praça Maior, Campus Universitário Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília
Gleba A – Reitoria – Asa Norte – Brasília
Programação:
8:30h – Credenciamento
9:00h – Abertura
10:00h – Exibição Vídeo 30 Anos da Anistia
10:30h – Sessão de Homenagem aos professores, funcionários e alunos da UnB
11:00h – Seminário Justiça de Transição, Anistia, Memória e Verdade
13:00h – Intervalo de almoço
14:00h – Sessão da Comissão de Anistia para o caso Honestino Monteiro Guimarães
Realização: Comissão de Anistia do Ministério da Justiça
Parcerias da UnB:
Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade
Programas de Pós-Graduação em Direito Estado e Constituição
Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Apoio:
Fundação Darcy Ribeiro – FUNDAR
DCE-UnB
APG-UnB
UNE
Fontes – Políticas de Memórias e UNE