Governo de São Paulo e Secretaria da Cultura apresentam no Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz, Auditório Vitae – 5º andar
SÁBADO RESISTENTE
Dia 05 de outubro de 2013, das 14h às 17h30
Pré-estreia mundial do documentário: Lua Nova do PenarEste Sábado Resistente contará com sessão especial de “Lua Nova do Penar”, documentário inédito, e homenagem ao Centenário Hiram de Lima Pereira.
Lua Nova do Penar (Recife, 2013), realizado por Leila Jinkings e Sidnei Pires, é um documentário sobre Hiram de Lima Pereira, jornalista, ator, poeta, membro do Partido Comunista, desaparecido político desde 1975, quando foi capturado pelo Dops paulista.
Quase 40 anos depois de seu desaparecimento, as quatro filhas Nadja, Sacha Lídice, Zodja e Hânya se encontram para falar sobre o pai através da música, elemento unificador no cotidiano da família. Cantam a música composta pelo pai na cadeia e músicas da mãe, musicista.
Após a exibição haverá debate com os realizadores e homenagem por parte das filhas de Hiram e de alguns companheiros do Recife.
PROGRAMAÇÃO
14h: Boas vindas – Karina Teixeira (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Maurice Politi (Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h30: Breve apresentação do filme pelos diretores.
15h: exibição do documentário “Lua Nova do Penar”. (O trailer está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_l92BKmmb0E )
15h40: Mesa de debates com participação de Marcelo Mário de Melo, ex preso e companheiro de luta de Hiram Pereira e Leila Jinkings, diretora do filme.
17h: homenagem “Hiram de Lima Pereira – 100 anos”
Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.
Fonte – Memorial da Resistência de São Paulo