No ano em que o golpe militar completa 50 anos, a Editora Contexto e o historiador da USP Marcos Napolitano lançam a obra ‘1964: história do regime militar brasileiro’.
Quase trinta anos após o fim da ditadura, ainda muito se questiona sobre o período em que o Brasil esteve imerso em um regime que provocou mudanças profundas na sociedade brasileira.
O livro, escrito sob o olhar de um pesquisador que mergulhou em livros, artigos, arquivos e memórias, faz análises políticas e econômicas do período e se debruça sobre questões sociais e culturais, englobando música, cinema e teatro.
Com uma narrativa fluída, o historiador percorre o período de 1964 a 1985 e responde questões que circulam há algum tempo, tanto na imprensa quanto no meio acadêmico.
Entre elas, destacam-se: a ditadura durou muito graças ao apoio da sociedade civil, anestesiada pelo “milagre” econômico? Foi Geisel, com a ajuda de Golbery, o pai da abertura, ou foi a sociedade quem derrubou os militares do poder? Como era o dia a dia das pessoas durante o regime militar? Como a cultura aflorou naquele momento? O que aconteceu com a oposição e como ela se reergueu? Qual a reação da sociedade (e do governo) à tortura e ao “desaparecimento” de presos políticos?
Organizado em oito capítulos, o livro consegue sintetizar a história deste período e permite que o leitor entenda o que realmente aconteceu na Ditadura Militar Brasileira, sua evolução, a troca de poder, a participação da sociedade civil – tanto no regime em si, quanto para derrubá-lo.
Serviço:
Livro: 1964: história do regime militar brasileiro
Editora Contexto 2014
Autor: Marcos Napolitano
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 368
Preço: R$ 49,90
Fonte – O Debate