A jornalista Tuane Roldão (foto) faz sua estreia na literatura com o livro-reportagem “Acanhado: Teatro em Joinville Durante a Ditadura Militar” (Design Editora, 134 páginas). O lançamento e a noite de autógrafos ocorrem na quinta-feira, dia 15 de maio, às 20 horas, no Teatro do Sesc Joinville (rua Itaiópolis, 470, América).
Com relatos reais de pessoas que vivenciaram e sofreram um dos períodos mais obscuros da história recente do Brasil, o livro é um importante trabalho para compreender o passado da arte cênica e do regime militar em Joinville.
“‘Acanhado’ tem muito de mim, da minha curiosidade e do desejo de, como jornalista e ser humano, dar voz a personagens com muita história para contar e poucas pessoas dispostas a ouvi-las”, explica a autora.
O livro apresenta uma narrativa romanceada, que bem poderia ser confundida com ficção, alternando momentos de falas rápidas com relatos mais densos, carregados de informação. “A forma como a ditadura e/ou o teatro marcaram a vida dessas pessoas ficou muito evidente em nossas conversas, e passar esse sentimento pelo meu texto foi um dos principais desafios que enfrentei”, conta Tuane.
Pensado para um público que gosta de teatro e se interessa por história, de Joinville ou não, “Acanhado” é o resultado de um ano e meio de pesquisa e produção, entre 2011 e 2012, durante a faculdade de jornalismo, na qual Tuane hoje é formada.
Sem preocupação com a linearidade cronológica, a pesquisa realizada pela jornalista contempla as histórias de homens e mulheres que se viram envolvidos na luta pela redemocratização, direta ou indiretamente. Mais do que ao teatro em Joinville de 1964 a 1985, é dada voz a personagens que fazem, de alguma forma, diferença no cenário artístico local por conta das decisões que tomaram décadas atrás.
A programação integra a semana Calar a Boca Nunca Mais, promovida pelo Sesc Joinville. Tuane já pré-lançou o livro nos 27 anos da Livraria O Sebo, em março, e na 11ª Feira do Livro de Joinville, em abril.
A publicação da obra foi aprovada pelo Edital de Apoio à Cultura, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) de 2013. Este trabalho, inédito no município, abre as portas para novas pesquisas a fim de elucidar uma arte que se mostra claramente em crescimento na cidade.
SERVIÇO
O QUÊ: lançamento e noite de autógrafos do livro “Acanhado: Teatro em Joinville Durante a Ditadura Militar”, de Tuane Roldão. QUANDO: 15 de maio, quinta-feira, às 20 horas.ONDE: Teatro do Sesc (rua Itaiópolis, 470, América, Joinville). QUANTO: entrada gratuita. Livro à venda por R$ 15 (apenas em dinheiro).
Fonte – Aldo Brasil