Circuito de Cinema exibe filmes em Natal sobre regimes militares

Três documentários serão exibidos a partir desta quarta-feira (17).
Circuito Universitário de Cinema acontecerá nos 27 estados.


O Circuito Universitário de Cinema exibirá filmes e promoverá debates sobre os regimes militares na América Latina. A programação, que inclui três documentários, acontece em todo o Brasil. Em Natal, o circuito começa nesta quarta-feira (17) e vai até a próxima quinta-feira (25).

Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o tema, com a participação de acadêmicos, pesquisadores, pessoas de movimentos sociais e culturais, além dos diretores ou produtores dos filmes.

O destaque é o filme “500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina”. O filme, uma coprodução Brasil e Argentina, conta a história daquelas que ficaram conhecidas como “As Avós da Praça de Maio” e a participação do grupo brasileiro Clamor na luta para localizar os bebês sequestrados ou nascidos em prisões clandestinas: os “500”.

Segundo os órgãos de defesa de direitos humanos, cerca de 500 netos foram afastados de suas famílias biológicas. Um total de 30 mil pessoas ficaram desaparecidas durante o regime militar no país.

Os outros dois documentários escolhidos para a mostra são “Setenta – 70”, de Emília Silveira, e “Duas Histórias”, de Ângela Zoe.

Serão realizadas seis sessões em cada um dos 27 estados. Para a produção da mostra haverá um agente mobilizador por estado para articular as exibições, divulgar o evento e ajudar na pesquisa de debatedores.

Programação em Natal
17/09
19:00
Anfiteatro do C.C.E.T.
UFRN
Filme: 70 Setenta
Debate com:
Leilane Asssunção, Historiadora. profa. UFRN Dpto. de História e Roberto Monte,  fundador do DHNET.org, referência em Direitos Humanos. Mediado por Ruy Rocha, jornalista, professor UFRN e apresentador do programa Xeque-Mate TVU

18/09
19:00- 21:00
Auditório BCZM, Lagoa Nova
UFRN
Filme: Duas Histórias
Debate com: Jarbas Martins Professor de jornalismo UFRN e poeta. Juliano Homem de Siqueira é sociólogo, advogado e filosofo, foi preso e torturado inúmeras vezes pela ditadura do Brasil e teve que viver no exílio. Hoje ele é presidente do PT . 

19/09
09:00- 11:00
Estácio, Romualdo Galvão
Filme: 70 Setenta
Debate com: Haroldo Carvalho Departamento de História da UFRN ministra as disciplinas: História do Brasil República, História Econômica e História da América Latina. Autor do livro “A Trama da Integração: Soberania e Identidade do Cone Sul”

23/09
19:00- 21:00
Anfiteatro do C.C.E.T.
UFRN
Filme: 500
Debate com: Paulo Braz Schettino, Guru em cinema, atuou em algumas produções cinematográficas com mestres como Ruy Guerra. Yara Gurgel, professora de Direito da UFRN, graduação e mestrado (Direito Trabalhista e Direitos Humanos)

24/09
19:00
Mini Auditório
UERN- Ayrton Senna
Filme: Duas Historias
Debate com: Jana Sá, seu pai Glênio Sá, lutou na Guerrilha do Araguaia e foi um dos 8 sobreviventes. Jana Sá é dirigente do PC do B /RN. Maria Emilia Monteiro Porto Professora de História da UFRN. Doutora pela Universidad de Salamanca – Pós-doutorado no CSIC Instituto de Historia.

25/09
19:00
Mini Auditório
UERN- Ayrton Senna
Filme: 500
Debate com: Jeane Fialho é Historiadora. Tem Especialização pela UFRN em Historia, Memoria e Arquivos e membro da Comissao pela Memoria, Justica e Verdade do Municipio de Natal. Luciano Capistrano é Historiador da SEMURB -Chefe do Setor de Patrimônio Histórico; Coordenador do Programa Memória (SEMURB); autor do livro “O Golpe Militar no Rio Grande do Norte e os Norte- riograndenses mortos e desaparecidos (1969-1973)”.

 

 

Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *