Ditadura na América do Sul é tema de mostra de cinema em Ribeirão Preto

Programação será exibida no Sesc entre os dia 10 e 31 de março.
Filmes e documentários falam sobre período crítico da história recente.

Cena do filme “Infância Clandestina”, exibido no Sesc em Ribeirão Preto (Foto: Divulgação do Filme)

A partir desta terça-feira (10), amantes de cinema e história poderão conferir no Sesc de Ribeirão Preto (SP) uma mostra de filmes e documentários com a temática dos regimes militares na América Latina. A programação reúne recortes de um dos períodos mais críticos da história recente. As sessões são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria da unidade.

Entre as obras apresentadas estão “Infância Clandestina”, “O dia que durou 21 anos” e “A Memória que me contam”. Ente as temáticas abordadas estão o contexto da ditadura e seus efeitos na atualidade. Os filmes serão exibidos nos dias 10, 17, 21 e 31, às 19h, e nos dias 15, 22 e 29 às 15h, no Galpão de Eventos com capacidade para 100 lugares. Confira a programação completa:

Infância Clandestina (10/03)
Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013, a obra argentina conta a história do menino Juan que leva uma vida clandestina junto com seus pais e se apaixona por uma colega de escola.

Hoje (15/03)
A ex-militante Vera recebe uma indenização do estado brasileiro pelo desparecimento do marido e compra um apartamento. No dia da mudança, a mulher tem uma surpresa inesperada.

 

A atriz Irene Ravacha em cena do filme ‘A memória que me contam’, de Lúcia Murat (Foto: Divulgação)

O dia que durou 21 anos (17/03)
Documentário aponta a influência dos Estados Unidos no golpe de 1964.

A memória que me contam (22/03)
Obra que reúne passado e presente impactados pelos acontecimentos do golpe militar e diferenças de um grupo de amigos e seus filhos.

Cidadão Boleisen (24/03)
Fala sobre a ligação econômica e política dos civis contra à luta armada por meio da vida do ex-presidente da Ultragaz, Hering Boleisen.

Cara ou coroa (29/03)
Mostra a complexidade das relações de membros do partido comunista e integrantes da extrema direita em situações pessoais.

No (31/03)
O ditador Pinochet aceita realizar um plebiscito para continuar ou não no poder e líderes do governo contratam René Savedra para organizar campanha contra a ditadura.

 

 

De 2012, ‘Cara ou Coroa’ foi um dos últimos filmes do ator Walmor Chagas. (Foto: Divulgação)

 

 

Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *