Quarta edição do Festival Cinema Pela Verdade começa hoje, no Auditório do Museu Antropológico da UFG
Osvaldão é um filme de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles (Fotos: reprodução)
Começou ontem, às 19 horas, no Auditório do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), a quarta edição do Festival Cinema Pela Verdade. Na abertura do evento será exibido o filme Osvaldão, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles. Após a exibição do longa haverá um debate com os professores convidados: Romualdo Pessoa e Ana Lúcia Vilela. A entrada é gratuita e aberta ao público.
O Festival é uma mostra de filmes que retratam a Ditadura Civil-Militar, período marcante da história brasileira. O Cinema Pela Verdade tem como objetivo promover debates que provoquem reflexões sobre o tema, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro. Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o BNDES e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça.
Filme Osvaldão será exibido na abertura do FestivalConfira também a programação de outros filmes que serão exibidos nos dias 25 e 26 de março! Veja a grade completa:
Quarta-feira – 25 de março
19h – Exibição do filme Em Busca de Iara, de Flávio Frederico.
Debate – Logo após o filme com Renato Dias, repórter investigativo e autor de diversos livros sobre ditadura; e Alcilene Cavalcante, professora de História da Arte da UFG.
Sinopse – Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.
Quinta-feira – 26 de março
19h – Exibição do filme Democracia em Preto e Branco, de Pedro Asbeg Debate – Logo após o filme com Tiago Zancope, historiador e integrante do GEHFUT (Grupo de Estudos de História e Futebol).
Sinopse – Durante o ano de 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido a grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.
Festival Cinema Pela Verdade
Quando: Dias 24, 25 e 26 de março
Onde: Auditório do Museu Antropológico da UFG (Avenida Universitária nº 1166 – Setor Universitário – Goiânia – Goiás)
Quanto: Entrada gratuita
Fonte – Facebook – Cinema Pela Verdade