Acontece neste sábado o II Ato Unificado Ditadura Nunca Mais

Ato público será nas dependências do antigo Doi-Codi, um dos principais centros de tortura da ditadura em São Paulo

O II Ato Unificado Ditadura Nunca Mais ocorre no sábado (23), às 10h, na Rua Tutoia nº 921, local onde durante o regime militar brasileiro funcionou o Destacamento de Operações de Informação (DOI) do Centro de Operações de Defesa Interna (Codi). Haverá intervenções culturais e leitura de um manifesto pelas entidades que promovem o evento.

O ato público visa resgatar o espaço como memória e relembrar – para que nunca mais se repitam – as graves violações de direitos humanos ocorridas no Doi-Codi contra os lutadores e lutadoras que se opuseram à ditadura.

Pelo menos 5 mil pessoas foram presas e torturadas no prédio, das quais cerca de 50 foram mortas – entre elas o jornalista Wladimir Herzog, assassinado em 25 de outubro de 1975. Na época, o governo ditadorial divulgou que Herzog teria cometido suicídio, mas as marcas da violenta tortura sofrida pelo jornalista trouxeram a verdade à tona.

Em janeiro de 2014, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Entre outras organizações, o ato público tem apoio da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo, da Associação de Funcionários do Banespa (Afubesp), Central de Movimentos Populares do Brasil e das comissões nacional e paulista pela Memória, Verdade e Justiça.

 

SERVIÇOS:

II Ato Unificado Ditadura Nunca Mais

Dia: 23 de maio (sábado)

Hora: 10h

Local: Rua Tutoia nº 921 – Paraíso

 

 

Fonte – CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *