Senado aprova indenização para herdeiros de Frei Tito

O Senado aprovou nesta quinta-feira (18) projeto que concede indenização aos herdeiros de Frei Tito de Alencar Lima – preso pela ditadura militar no final da década de 1960. O Projeto de Lei da Câmara, de autoria do Executivo, prevê a concessão de pensão mensal vitalícia, no valor de R$ 500, que deverá ser dividida em partes iguais entre os herdeiros de Frei Tito. O valor será atualizado.

Preso em 1969, o religioso, acusado de ligação com movimentos contra o regime militar, relatou ter sofrido tortura no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Em 1971, foi deportado para o Chile, depois fugiu para a Itália e para a França. Em 1974, o corpo de Frei Tito foi encontrado suspenso por uma corda perto, de Lyon, na França. A suspeita é de suicídio.

De acordo com a justificativa do texto, o religioso foi levado a esse ato extremo em função das perturbações mentais causadas pelas agressões de que foi vítima em dependências policiais brasileiras. O texto foi apresentado em 2001, tramitava no Senado desde 2011 e, agora, segue para a sanção presidencial.

 

 

Fonte – Jornal do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *