No Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos – 24 de março –, decretado pela ONU, ex-presos políticos, militantes e familiares de vítimas e desaparecidos irão se reunir para o 5º Ato Unificado Ditadura Nunca Mais. O evento acontece nas dependências do antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna) de São Paulo, às 10h, e é aberto ao público.
Há cinco anos o Comitê Paulista de Memória, Verdade e Justiça e o Núcleo de Preservação da Memória Política organizam o ato para reivindicar a transformação do espaço em lugar de memória e para pedir por Democracia, Memória, Verdade e Justiça. Hoje, o prédio e o terreno que compõem o lugar já foram tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico), mas ainda são utilizados como delegacia do 36º Distrito Policial.
No dia da manifestação, o público irá se reunir no pátio do antigo DOI-Codi para uma série de apresentações artísticas realizadas pelo Grupo Xingó e pela Companhia do Tijolo.
O DOI-Codi de São Paulo (Rua Tutóia, 921) foi o maior centro de tortura e extermínio da ditadura militar em todo o Brasil. Por lá passaram pelo menos 5.000 prisioneiros que sofreram o pior da repressão, incluindo torturas físicas e psicológicas. Destes, estima-se que 50 foram assassinados
Os organizadores lançaram uma campanha de arrecadação online para cobrir os custos do evento. Para aqueles que quiserem colaborar com a preparação, basta acessar o site e fazer sua doação: https://www.catarse.me/5-ato-unificado.
SERVIÇO – 5º ATO UNIFICADO DITADURA NUNCA MAIS
Data: 24 de março de 2018
Hora: 10h
Local: Rua Tutóia, 921 – Vila Mariana – São Paulo, SP.
MAIS INFORMAÇÕES
Núcleo de Preservação da Memória Política
www.nucleomemoria.org
contato@nucleomemoria.org
+55 11 2506-4801
Fonte – Núcleo Memória