Petrópolis, RJ, terá nesta semana atividades gratuitas que lembram fatos ocorridos durante a ditadura militar

Semana da Memória, Verdade e Justiça começou nesta segunda-feira (2).

Petrópolis, na Região Serrana do Rio, terá atividades que lembram fatos ocorridos durante a ditadura militar até sábado (7). A terceira edição da Semana da Memória, Verdade e Justiça começou nesta segunda-feira (2), com uma audiência pública, às 18h30, no Cefet. O encontro foi aberto ao público.

O evento é organizado pela Comissão da Verdade de Petrópolis (CMV) em conjunto com movimentos sociais e a sociedade civil na semana em que é lembrado o início da ditadura militar no país, que ocorreu em abril de 1964, há 54 anos.

Ao longo da semana, também haverá rodas de conversas sobre a presença de Inês Etienne na Casa da Morte, a pré-estreia do filme “Araguaia! Presente”, discussões sobre a conjuntura política atual e apresentações musicais. Além disso, cerca de dez palestras sobre a ditadura militar serão realizadas em escolas e universidades.

Para o professor Eduardo Stotz, presidente da CMV, as atividades da semana contribuem para a valorização da história de luta dos trabalhadores.

“O objetivo é também esclarecer sobre os fatos e processos envolvidos em graves violações dos direitos humanos praticados pela ditadura militar em Petrópolis, entre 1964 e 1985”, afirma Eduardo.

Confira a programação completa

000000000

Fonte – G1