Via projetada para modernizar Centro de SP tem 83 anos de existência.
A Avenida Nove de Julho, que liga o Centro de São Paulo com a Zona Sul, foi a segunda avenida construída na cidade e homenageia a Revolução de 32.
Com cerca de 6 km de extensão, a Avenida tem 83 anos de existência. A via começa perto da Praça da Bandeira e da 14 Bis, uma região repleta de prédios antigos, alguns ocupados por quem não tem onde morar e muitas pichações.
A paisagem da via muda no decorrer do trajeto e dá lugar a muitas árvore, casarões e prédios de alto padrão.
A moradora Ana Maria mora nessa região e diz que adora o local, mas reclama do trânsito no horário de pico.
“Muito carro, muita poluição, mas esse verde aqui acaba prevalescendo e fazendo com que as coisas ruins fiquem menos visíveis do que essa paisagem maravilhosa”, ressalta.
Quem segue em direção à Ponte Cidade Jardim encontra a Praça do Imigrante e um monumento em homenagem ao colhedor de café, uma herança de um tempo em que o produto era o grande motor da nossa economia.
Quando a avenida foi inaugurada, em 1935, muitos barões do café viviam no entorno. Ela foi projetada por Alcides Barbosa pra servir de eixo viário e estimular a verticalização do centro.
“Era um plano de expansão da cidade, a expansão a partir de eixos radiais, do centro histórico, novo e velho para fazer essa ideia de modernização da cidade, baseada nos planos franceses, de Moscou, Roma. É um plano que o Prestes Maia [prefeito na época] traz das capitais internacionais”, disse a professora de Arquitetura e Urbanismo Viviane Rubio.
O túnel Nove de Julho foi o primeiro a ser construído na cidade e recentemente o mirante foi revitalizado e passou a ser um novo ponto turístico da cidade.
Antes no lugar do mirante funcionava um antigo salão de festas de 400 metros quadrados. Agora, o local virou uma mistura de misto de galeria de arte, cinema, bar e restaurante pra toda a população.
Fonte – G1