Edney Silvestre fala de impactos da ditadura sobre vida e obra de escritores

Jornalista e escritor participa, ao lado de Antonio Carlos Secchin, de debate no CCBB-RJ

O escritor e jornalista Edney Silvestre e o escritor Antonio Carlos Secchin discutem o impacto da ditadura sobre a obra de escritores, no encerramento do ciclo “A palavra fora do lugar: escritores refugiados e em risco”, no CCBB-Rio. O acadêmico Antonio Carlos Secchin, poeta e professor, fará uma leitura cruzada entre a poesia de Ferreira Gullar e seus livros autobiográficos. Já o escritor e jornalista Edney Silvestre comentará aspectos da própria obra, que se debruça sobre o governo Vargas e os anos de chumbo, nas décadas de 1960-70.

Fonte – EBC


O jornalista Edney Silvestre e o acadêmico Antonio Carlos Secchin falam do impacto da ditadura sobre a obra de escritores no ciclo “A palavra fora do lugar”

Dia 23 de janeiro, quarta-feira, 18h30 – Centro Cultural Banco do Brasil – ENTRADA FRANCA

O encerramento do ciclo “A palavra fora do lugar”, hoje 23/01, quarta-feira, discute o impacto da ditadura no Brasil na obra de escritores, por três diferentes perspectivas.

O acadêmico Antonio Carlos Secchin, poeta e professor, recentemente agraciado com o prêmio APCA pelo livro Percursos da Poesia Brasileira, fará uma leitura cruzada entre a poesia de Ferreira Gullar e seus livros autobiográficos.

Já o escritor e jornalista Edney Silvestre comentará aspectos da própria obra, que se debruça sobre o governo Vargas e os anos de chumbo, nas décadas de 1960-70.
Ele também dará seu depoimento, como jornalista, de entrevi

stas que realizou com expoentes da literatura contemporânea, como a sul-africana Nadine Gordimer, Prêmio Nobel e importante voz contra o apartheid, e o turco Orhan Pamuk, outro Prêmio Nobel de Literatura.

Com as mudanças políticas no cenário mundial, indicando o fortalecimento do pensamento totalitário, torna-se premente a discussão sobre efeitos da repressão sobre a arte. O encontro trata disso. Em poesia e em prosa.

PROGRAMAÇÃO

ANOS DE CHUMBO: EXÍLIO DENTRO E FORA DA TERRA NATAL

Antonio Carlos Secchin e Edney Silvestre

O que a literatura revela sobre exílio e a perseguição a escritores, intelectuais e indivíduos que se opuseram aos regimes ditatoriais é o tema do encontro, que também investiga marcas autobiográficas na produção literária tendo como contexto a perseguição ideológica.

Mediação: Clarisse Fukelman

PALESTRANTES:

Antonio Carlos Secchin – poeta, ensaísta, professor e crítico literário. Membro da ABL, prof. emérito da UFRJ, organizador de antologias poéticas (João Cabral de Melo Neto, Cecilia Meireles etc.) Livros: João Cabral: A poesia do menos, vencedor dos prêmios INL/MEC e Sílvio Romero. O seu livro de poemasTodos os ventos recebeu prêmio da ABL e do Pen Clube.

Edney Silvestre – escritor, roteirista, documentarista e jornalista
Ganhador do Jabuti e do Prêmio São Paulo. Seu romance “Vidas provisórias” trata do exílio pela ditadura militar e “Se eu fechar os olhos agora” traz a violência do governo Vargas. Entrevistou autores que viveram o exílio e dele falaram: José Saramago, Nadine Gordimer, Orhan Pamuk, etc.

Curadoria:

Clarisse Fukelman (Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio/ Veredas): Dr.a em Literatura Brasileira. Curadora de exposições e seminários similares (homenagens a Sartre, Hannah Arendt, Antonio Callado, João Cabral de Mello Neto, etc.). Livros: Eu assino embaixo: biografia, memória e cultura; Poesia em pauta.

Ao final da palestra, os autores darão autógrafos na Livraria da Travessa, das 20h às 21h.

LOCAL: Centro Cultural Banco do Brasil – auditório 4º andar
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro RJ Tel: 21 3808-2020
DURAÇÃO APROXIMADA: 90 min / CAPACIDADE: 63 pessoas (podendo estender para mais 100 via telão)

Apoios: Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e Goethe Institut.

Produção: Vereda Promoções Culturais

Website: https://www.facebook.com/cfukelman/

Fonte – O Globo