Instituto Vladimir Herzog promove debate sobre a resistência à ditadura

O Instituto Vladimir Herzog realiza na próxima segunda-feira um debate sobre a atuação daqueles que lutaram pela democracia e contra o regime militar durante os anos de chumbo.

O evento marca o lançamento de quatro novas áreas do portal Memórias da Ditadura: Reforma das perícias e Reparação Psíquica na parte sobre Violências do Estado e CNV e o movimento negro e CNV e periferias e favelas na parte sobre Identidades e Resistências.

Tais atualizações foram possibilitados pelo patrocínio da Caixa e são parte do projeto CNViva que traz conteúdos sobre os dispositivos de violência do Estado do passado e do presente a partir das recomendações da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e como essas poderiam transformar tais violências; e também traz o reconhecimento e a Memória de grupo sociais que no passado e no presente lutam por direitos e contras opressões estruturais da sociedade brasileira.

No evento, os autores e autoras dos textos farão uma apresentação desses conteúdos novos do Portal dialogando com outras convidadas especiais e com o público.

CONVIDADOS
Glenda Mezarobba, do Instituto Vladimir Herzog
Flávia Rios, da UFF – Universidade Federal Fluminense
Fábio Franco, do LATESFIP/USP
Pedro Obliziner, do Margens Clínicas
Lucas Pedretti, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos/UFRJ

ABAP

SOBRE O PORTAL MEMÓRIAS DA DITADURA
Lançado em 2014 pelo Instituto Vladimir Herzog, o portal Memórias da Ditadura se tornou uma referência e hoje é o maior acervo online sobre a história da ditadura militar no Brasil.

Um acordo de aperfeiçoamento do portal, firmado entre o IVH e a Caixa, vai fazer com que este repositório fique ainda maior, mais atualizado e com mais fácil acesso para todos que desejam conhecer um pouco mais da história do nosso país. Fiquem ligados!

Nosso presente também é fruto da nossa história! Acesse: http://memoriasdaditadura.org.br/ #MemóriasDaDitadura

SERVIÇO
Debate: “As violências do Estado e as lutas da resistência”
Quando? 25/03, às 19h
Onde? Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antônia, 258 – São Paulo/SP)
Entrada livre

.

Fonte – Instituto Vladimir Herzog