
Chega o final do ano de 2025, um ano marcado por muita instabilidade no Brasil e no mundo, e infelizmente ainda convivemos com duas terríveis guerras não acabadas.
Desde o início do mandato do Presidente Lula, a Comissão de Anistia inicialmente teve que concentrar esforços em sua própria reconstrução, bem como procurando desfazer as mazelas produzidas pela gestão anterior. Reconhecemos os esforços da atual gestão, da atual presidência da comissão nacional de Anista, que totalmente diferente do governo anterior que sequer reconhecia que houve uma ditadura no Brasil e homenageava torturadores! Todavia, isso não significa deixar de apontar os problemas, pois muitas dificuldades continuam, como o contingenciamento de recursos, falta de funcionários suficientes para atuarem na comissão de anistia, causando o sobrecarregamento dos atuais ; necessidade de mais julgamentos mensais; questões burocráticas que ainda restringem e dificultam o acesso nos atendimentos e a necessidade de uma interpretação mais ampla da Lei 10.559/02 na concessão da anistia reflexa/indireta aos familiares das vítimas da ditadura militar.
Em 2025 mais uma vez caminhamos juntos na nossa luta VERDADE, JUSTIÇA E REPARAÇÃO.
Em 2026 teremos eleições, um ano de debates e oportunidades para que a democracia prevaleça, e com ela a efetivação do direito de anistia defendido pela ABAP.
“A maior parte do poder do autoritarismo… é o esquecimento.”
(Timothy Snyder, historiador e autor).
A ABAP e funcionários desejam
UM FELIZ NATAL E
UM ANO NOVO DE PAZ, RENOVAÇÃO E PROSPERIDADE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
Baixe nosso informtivo clicando no link INFORMATIVO DEZEMBRO 2025.pdf
