No evento, cinco vítimas da Ditadura Militar no Ceará receberam o Certificados de Anistiado Político
Como representante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, a procuradora regional dos direitos do cidadão Nilce Cunha Rodrigues participou da 60ª Caravana da Anistia, realizada na sexta-feira, dia 3 de agosto, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Os anistiados e familiares estiveram presentes ao evento. Na ocasião, o Secretário Nacional de Justiça e presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abrão fez a entrega de Certificados de Anistiado Político para cinco vítimas da Ditadura Militar no Ceará, diante de autoridades como os membros da Comissão da Anistia, a deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Ceará Eliane Novais, o senador Inácio Arruda e o deputado federal Chico Lopes.
Como parte da programação do evento, após a solenidade de abertura, foram apresentados vídeos da época da repressão, uma apresentação teatral por um grupo de jovens da periferia de Fortaleza abordando o tema da ditadura, incluindo os depoimentos de algumas autoridades. Na período da tarde dessa sexta-feira, uma sessão da Comissão da Anistia realizou o julgamento de processos.
Segundo informações no site da Assembléia Legislativa do Ceará, o jornalista Nazareno Albuquerque é uma das 50 pessoas com processo julgado durante a visita da Caravana da Anistia. Ele foi preso, demitido e impedido por mais de três anos de exercer sua profissão, “A reparação, no meu caso, é por ter me deixado desempregado. Porque a reparação moral é intangível”, ponderou o jornalista.
Fonte – Assessoria de Comunicação Social – Ministério Público Federal no Ceará