Ela avalia que pode acontecer no Brasil algo semelhante com o que ocorreu na Argentina e no Chile, onde houve uma revisão histórica dos crimes praticados pelos agentes da ditadura naqueles países.
“Essa reinterpretação não depende especificamente da Comissão da Verdade e sim, de um movimento da opinião pública”, alertou Rosa Cardoso, que foi advogada da presidente Dilma Rousseff durante o período em que ela foi presa política, no início dos anos 70.
Leia a entrevista:
Blog do Camarotti – Esse temor dos militares tem procedência?
Rosa Cardoso – Olha, eu acho que é um temor em relação a uma responsabilização moral, a uma revelação do que se passou durante os governos militares, mas há também o temor de uma reinterpretação da Lei da Anistia pelo STF. Agora essa reinterpretação não depende especificamente da Comissão da Verdade e sim, de um movimento da opinião pública que ainda hoje não tem a dimensão que possa levar a essa revisão.
Blog – Poderia acontecer algo semelhante ao que aconteceu na argentina, por exemplo?
Rosa – Poderia acontecer algo semelhante ao que aconteceu na Argentina, ou Chile. Isso vai depender exatamente disso que eu falei que é se criar um movimento social significativo reivindicando isso. Então o fato pelo menos vai ser repensado pelo Poder Judiciário.
Fonte – G1