Manifestação do Movimento de Justiça e Direitos Humanos

A Câmara de Deputados do Uruguay, por proposta do Dep. Luis Puig, prestará no dia 02 de outubro, justa homenagem a memória de nosso querido companheiro Universindo Rodriguez Diaz.

La Cámara de Representantes tiene el honor de invitar a usted a la Sesión Ordinaria que se llevará a cabo el próximo martes 2 de octubre del corriente, a la hora 16:00, para realizar un Homenaje al señor Universindo Rodríguez Díaz a cargo del  Diputado Luis Puig.

Montevideo, octubre de 2012

 

 

Porto Alegre, 02 de outubro de 2012.

 

Exmo. Sr. Deputado Luis Puig

Câmara de Representantes R. O. Del Uruguay

Impossibilitado de comparecer à Sessão Ordinária que a Câmara de Representantes do Uruguai promove em memória de Universindo Rodriguez Diaz, peço ao nobre deputado que manifeste, em meu nome pessoal e em nome dos companheiros do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, do Brasil, nossa profunda tristeza e consternação. Este sentimento de perda é de todos os que viveram o tempo da supressão da liberdade imposta pelos regimes militares contra os povos da América do Sul e que tiveram em Universindo Diaz um exemplo maiúsculo de luta em defesa da vida e das liberdades.

O sequestro de Universindo, junto com Lilián Celiberti e as crianças Camilo e Francesca, em Porto Alegre, em novembro de 1978, escancarou a ação maligna da Operação Condor, com militares uruguaios atuando ilegalmente no Brasil, gozando da cumplicidade da polícia política do regime militar brasileiro.

Universindo foi barbaramente torturado em Porto Alegre, o que continuou acontecendo no Uruguai, em cincolongos anos de prisão, o que resultou em graves problemas de saúde. Porém, a violência não dobrou sua raça Charrua, não quebrou a sua convicção na ética da vida. Jamais guardou ressentimento ou rancor.

Universindo Rodriguez Diaz, o historiador, o chefe do Departamento de Investigação Histórica da Biblioteca Nacional, fará muita falta ao Uruguai e ao Brasil.

Universindo Rodriguez Diaz, o companheiro que não está mais fisicamente junto e ao lado de todos os militantes da causa dos direitos humanos, já nos faz muita falta.

Saudade, querido amigo Universindo que apreendeu esta palavra no bom convívio que dedicou aos brasileiros.

Honraremos tua memória e teu exemplo de luta por Justiça e Direitos Humanos para nossos povos irmãos.

Hasta siempre compañero !

Jair Krischke – Presidente

Movimento de Justiça e Direitos Humanos/Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *