Dia 27 de outubro 2012, das 14h às 17h30 – QUARENTA ANOS SEM ANTÔNIO BENETAZZO
Este Sábado Resistente prestará uma justa homenagem a Antônio Benetazzo, que nascido na Itália, tornou-se um líder estudantil com atuação destacada não só na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), como em toda a Universidade de São Paulo durante os anos da ditadura. Benê, como se tornou conhecido entre seus amigos e companheiros, integrou a organização clandestina MOLIPO (cujos integrantes foram barbaramente assassinados pela repressão) e foi um líder revolucionário, um professor destacado de História da Arte e um artista plástico que produziu obras significativas até mesmo durante a luta clandestina. Ele foi um amigo e um companheiro sensível que permaneceu forte e íntegro até seu último instante de vida.Sua história de vida é muito maior do que uma biografia pode contar.
Para prestar essa homenagem, o Núcleo de Preservação da Memória Política e o Memorial da Resistência reunirão amigos e companheiros de Benê dos tempos de adolescência em Caraguatatuba, de Mogi das Cruzes, da FAU, da Faculdade de Filosofia, do Cursinho Pré-USP, do Cursinho Universitário, do mundo das Artes Plásticas, da ALN, do Grupo dos 28 da Ilha, do MOLIPO e de todos os que acreditam que devemos lembrar com orgulho de nossos companheiros combatentes da luta contra a ditadura.
PROGRAMAÇÃO
14h: Boas vindas – Kátia Felipini (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Alípio Freire (Amigo e companheiro de Antônio Benetazzo – Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h30: Apresentação de vídeo sobre Antônio Benetazzo
14h45: PALESTRA
– Itália Benetazzo – Irmã de Antônio Benetazzo
– Rose Mary Telles Souza – Coordenadora do grupo de pesquisa sobre Antônio Benetazzo com alunos de Caraguatatuba
– Ana Corbusier – Amiga e companheira de luta
– Renato Martinelli – Militante da ALN e companheiro de luta
– Cida Horta – Companheira de luta e viúva
16h: Debate com o público
Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.
Informações à imprensa:
– Memorial da Resistência de São Paulo
coliveira@pinacoteca.org.br
– Secretaria de Estado da Cultura
Giulianna Correia – 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br
Renata Beltrão – 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br