Grupo vai buscar documentos relacionados a 46 estudantes desaparecidos. Entidade pretende auxiliar nos trabalhos da comissão do governo federal
A União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou nesta sexta-feira (18), no Recife, a Comissão da Verdade da entidade. O objetivo do grupo, segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu, é contribuir com a Comissão da Verdade do governo federal na busca de informações que possam resultar em pistas sobre estudantes desaparecidos durante o regime militar. A entidade estima que pelo menos 46 estudantes teriam sido vítimas do regime.“Queremos buscar documentos que possam revelar o paradeiro dos estudantes desaparecidos, além de ouvir os familiares deles […] Este material vai gerar um arquivo para a própria UNE e também será entregue para a Comissão da Verdade, a fim de ajudar a acelerar as investigações”, afirmou o presidente da UNE ao G1.
A comissão do governo é formada por integrantes indicados pela presidente Dilma Rousseff e tem por obejtivo apurar violações aos direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar.
A comissão da UNE vai ser formada por pessoas indicadas por representantes dos segmentos sociais que integram a entidade. O ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vanucchi deve ser o orientador dos trabalhos do grupo estudantil, segundo informou Iliescu.
Ainda de acordo com o presidente da UNE, a intenção da entidade é concluir os trabalhos de pesquisa entre os meses de março e abril de 2014, um pouco antes do término da Comissão da Verdade do governo.