Governador Antonio Anastasia determina transferência de acervo constituído entre 1964 e 1985
O Arquivo Público Mineiro será o responsável pela guarda, organização, registro, tombamento e catalogação, do acervo documental da extinta Secretaria de Estado de Segurança Pública, referente ao período de 1964 a 1985 e o remanescente da Coordenação Geral de Segurança Pública e do extinto Departamento de Ordem Política e Social (Dops) de Minas Gerais. Decreto nº 46.143, nesse sentido, está publicado na edição desta quinta-feira (31), do Minas Gerais, Diário Oficial dos Poderes do Estado.Para o governador Antonio Anastasia , a iniciativa tem como objetivo mostrar a transparência e, ao mesmo tempo, preservar documentos importantes para a consolidação da história recente de Minas e do Brasil. Ao deixar sob responsabilidade do Arquivo Público uma parte importante da nossa história, procuramos oferecer às gerações atuais oportunidade para conhecer um período importante da vida brasileira e, ao mesmo tempo, preservar documentos que contribuirão para elucidar fatos marcantes da trajetória de personagens que tiveram participação em episódios da época, afirmou o governador.
Os documentos que passam à guarda do Arquivo Público Mineiro já foram inventariados. Durante o processo de organização, registro, tombamento e catalogação, ficarão franqueado, de forma irrestrita, à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e à Comissão Nacional da Verdade. O acesso pelos demais interessados será feito mediante solicitação à Superintendência do Arquivo.
Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais
Disponível em: http://governo-mg.jusbrasil.com.br/politica/103925637/decreto-poe-sob-guarda-do-arquivo-publico-mineiro-documentos-do-extinto-dops