SJPMG Instala Comissão da Verdade

 

No dia 18 de março (segunda-feira) o SJPMG vai instalar a Comissão da Verdade dos Jornalistas Mineiros (CVJM) em cumprimento à deliberação do 35º Congresso Nacional da categoria. A CVJM integra o esforço de cooperação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para apurar violações de direitos humanos durante períodos de autoritarismo no Brasil.

A CVJM será composta pelos jornalistas Luiz Carlos de Assis Bernardes, Helena Barcelos, Neide Pessoa, Pauo Lott e Nilmário Miranda.

As comissões vão atuar em conjunto para registrar não apenas os casos de jornalistas mortos e desaparecidos, mas também de todos os que foram comprovadamente perseguidos, ameaçados, cassados, indiciados em processos, condenados, exilados, presos e torturados. Jornalistas já falecidos poderão ser representados por cônjuge e parente de primeiro grau.

O levantamento nacional terá como base os documentos oficiais produzidos no período da ditadura militar pelos órgãos de informação e que estão sob a guarda do Arquivo Nacional.

A expectativa do SJPMG é de que o levantamento estadual ocorra ainda no primeiro semestre de 2013. Os depoimentos colhidos serão enviados posteriormente para sistematização e coleta de dados complementares. A ideia é produzir uma publicação especial e encaminhar o resultado do trabalho à Comissão Nacional da Verdade do governo federal até agosto deste ano.

 

AGENDA

Evento: Instalação da Comissão da Verdade dos Jornalistas de Minas Gerais

Dia: 18 de março de 2013 (segunda-feira)

Hora: 17h

Local: Sede do SJPMG (Av. Álvares Cabral, 400 – Lourdes)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *