Lançamento da Clínica do Testemunho da Sigmund Freud Associação Psicanalítica

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça convida para o lançamento da Clínica do Testemunho da Sigmund Freud Associação Psicanalítica, dia 25 de abril, às 19h30min na Faculdade de Educação – Av. Paulo Gama s/n – UFRGS. Prédio 12201. Auditório Térreo, sala 101 – Porto Alegre – RS. 

Maiores informações sobre as Clínicas do Testemunho e inscrições no site:

http://blog.justica.gov.br/inicio/clinicas-do-testemunho-promoverao-atencao-psiquica-as-vitimas-da-ditadura-no-brasil/

Serão instaladas Clínicas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

A Sigmund Freud Associação Psicanalítica integra desde janeiro de 2013 o Projeto Clínicas do Testemunho. Proposto pelo Ministério de Justiça/ Comissão de Anistia, visa promover, conforme edital público: núcleos de atenção psicológica aos afetados pela violência de Estado entre os anos de 1946 a 1988; capacitação de profissionais e formulação de insumos de referência para aproveitamento profissional múltiplo.

A Sigmund Freud Associação Psicanalítica se alia neste projeto em suas propostas fundamentais: o direito à verdade e à justiça. O direito à verdade é o resgate do vivido sob a forma de narrativa, construção da memória individual e coletiva silenciadas na transição política do governo brasileiro. Na especificidade da psicanálise a escuta e o acesso à fala são as possibilidades encontradas de temporalizar a experiência da violência de Estado que marca a vivência traumática de sujeitos e de seus familiares. O direito à justiça é a via indispensável para se quebrar o silêncio e responsabilizar os agentes de violência. Historizar é retranscrever as marcas nocampo simbólico e sair do âmbito do sofrimento privado em direção a dimensão social que ele implica. Dar esse passo em direção ao ato de testemunhar implica o desejo e a coragem para dizer e conviver com a verdade, promovendo saúde e atenção junto aos sujeitos afetados.

Na perspectiva da capacitação, promove-se o conhecimento da temática da violência de Estado na história de nosso país, as formas do traumático a partir de filmes, narrativas de forma a sensibilizar e discutir as experiências com profissionais da rede pública da grande Porto Alegre.

Vamos trabalhar por dois anos nestas propostas e buscamos formar uma rede junto às organizações civis e políticas, às instituições de ensino, grupo de direitos humanos, profissionais das diversas áreas do conhecimento, para ampliar o debate sobre a clínica do trauma, da anistia, da verdade e da justiça.

Aos interessados, as inscrições para as Clínicas do Testemunho tiveram início no dia 19 de março de 2013, através de edital publicado no Diário Oficial, e se estenderão até 30 de abril deste ano. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis em nosso site (www.sig.org.br). Poderá se inscrever qualquer anistiado político pela Lei nº 10.559/2002, bem como seus familiares. Os interessados terão que enviar, por e-mail, a ficha de inscrição à Comissão de Anistia. Além disto, deverão participar de uma das Conversas Públicas realizadas pelas Clínicas do Testemunho.

A Comissão de Anistia/Ministério da Justiça e a Sigmund Freud Associação Psicanalítica convida a todos que fazem parte desse compromisso de reescrever a história do Brasil e àqueles interessados em conhecer e participar do projeto para o lançamento do Projeto Clínicas do Testemunho em nosso estado:

 

Conversas Públicas

Dia 25 de abril de 2013, quinta–feira.

Faculdade de Educação – Av. Paulo Gama s/n – UFRGS. Prédio 12201.

Auditório Térreo, sala 101 Horário – 19h30min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *