Prestação de Contas Quinzenal – COMISSÃO DE ANISTIA

Julgamentos. Foram realizadas, nos dias 22 e 23 de maio, quatro sessões da Comissão de Anistia, apreciando um total de 94 pedidos de anistia.

Inaugurado o 1º Monumento à Resistência e à Luta pela Anistia, em Minas Gerais. No dia 25 de maio, foi inaugurado o primeiro dos 10 Marcos do Projeto Trilhas da Anistia, da Comissão de Anistia, em parceria com a Agência Livre para a Informação, Cidadania e Cultura. O Monumento foi erguido no canteiro que fica em frente ao antigo DOPS-MG com o objetivo de prestar homenagem aos ex-presos e perseguidos políticos de Minas Gerais e ao movimento de luta pela anistia no Brasil. O projeto pretende produzir mobiliário urbano sinalizando locais importantes da história política brasileira recente.

VII Reunião do Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (IDEJUST), em Belo Horizonte. Nos dias 23 e 24 de maio, foi realizado na Faculdade de Direito da UFMG, a sétima reunião do IDEJUST – Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição. Criado em 2009 pela Comissão de Anistia em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, o grupo hoje reúne mais de 150 pesquisadores de diferentes países do mundo. Na reunião foram apresentadas 31 pesquisas inéditas.

Realizado Seminário Internacional sobre Justiça de Transição e os 25 anos da Constituição. Em Belo Horizonte, conectado à sétima reunião do Idejust, realizou-se seminário internacional com pesquisadores de cinco países e mais de 450 estudantes inscritos.

69° Caravana da Anistia ocorreu em Belo Horizonte. Em 24 de maio, no bojo do Seminário Internacional do IDEJUST, ocorreu a 69° Caravana da Anistia, no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG. Nesta Caravana, sete ex-perseguidos políticos foram homenageados e dois processos de anistia foram julgados.

Cinema Pela Verdade 2013 iniciou com atividades em Belo Horizonte, Boa Vista e Feira de Santana. A Comissão de Anistia, por meio do Projeto Marcas da Memória, em parceria com o Instituto Cultura em Movimento, promoveu a exibição de filmes sobre o período da ditadura civil-militar no país. O Festival contou ainda com debates entre os diretores dos filmes, estudantes e ex-perseguidos políticos. O Festival de Cinema percorrerá diversas universidades do país ao longo deste ano. Na semana de 21 a 24 de maio, o Projeto passou pela UFMG em Belo Horizonte/MG, pela UFRR, em Boa Vista/RR, pela UEFS em Feira de Santana/BA. Os filmes que estão sendo exibidos são “Eu me Lembro”, “Marighella”, “Infância Clandestina” e “NO”. No dia 28/05 o festival esteve em Teresina/PI; no dia 29/05 em Florianópolis/SC; e no dia 30/05em Goiânia. Nesta edição um dos filmes em exibição é o documentário “Eu me lembro”. Produzido pela Comissão de Anistia, o documentário retrata a luta das vítimas por reparação, memória, verdade e justiça, tomando como ponto de partida as Caravanas da Anistia

Caravana da Anistia celebrou 70 edições no Congresso Nacional da UNE. No dia 31 de maio, no bojo do 53º Congresso da União dos Estudantes, realizou-se a 70ª Caravana da Anistia, na Praça Universitária Honestino Guimarães. Foram apreciados 03 requerimentos de anistia de ex-perseguidos políticos ligados ao movimento estudantil. A Comissão de Anistia ainda integrou outras atividades do Congresso, que reuniu aproximadamente 10 mil estudantes de todo o país.

 

Lançado filme “A mesa Vermelha” em Recife/PE. No dia 27 de maio foi realizado o lançamento do filme “Mesa Vermelha”, no cinema São Luís, no Recife-PE. Este documentário que narra a história de 20 ex-presos políticos da Casa de Detenção do Recife, é uma parceria do projeto Marcas da Memória com o Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco, realizada através de convênio.

 

Fonte – Paulo Abrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *