Jérome Valcke, secretário-geral da Fifa, representou Joseph Blatter, presidente da entidade e homenageado pela Câmara dos Vereadores de São Paulo. Marin participou do evento ao lado de Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista e vice da CBF. Na Câmara, voltou a intensificar a articulação com os petistas.
A sessão solene foi presidida pelo vereador Reis (PT), autor do projeto que intitulou o suíço Blatter de cidadão paulistano. “São Paulo vai ser a capital mundial do futebol na abertura da Copa. (…) Esse título é um sinal que a cidade acolhe o presidente Joseph Blatter”, discursou Reis. Além dele, estiveram presentes os vereadores Alfredinho (PT) e José Américo (PT), também presidente da Câmara, e ainda o deputado federal Vicente Cândido (PT), que é sócio de Del Nero.
Marin e Tarso Genro celebram vitória do Brasil na Arena do Grêmio. Foto: Ricardo Stuckert/CBF / Divulgação
Domingo em Porto Alegre, Marin, com Del Nero e presidentes de 14 federações estaduais, participou de almoço oferecido pelo governador Tarso Genro (PT). Mais tarde, dividiu camarote com Genro e também com Marco Maia (PT), deputado federal gaúcho e ex-presidente da Câmara dos Deputados, de 2010 a 2013.
Embora tenha ido até a Câmara dos Vereadores na noite de segunda-feira, Marin não irá depor na Comissão da Verdade Paulistana, à qual foi convidado a participar às 11h (de Brasília) desta terça também na capital. Ele alegou falta de agenda, com a proximidade da Copa das Confederações, para não participar.
O convite foi feito por Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão, com os dizeres: “comissão (…) que tem por objetivo promover esclarecimentos em relação às graves violações de direitos humanos ocorridas no Município de São Paulo durante o regime militar. (…) Convido a fim de prestar esclarecimentos sobre o mandato exercido por Vossa Senhoria como deputado estadual na década de 1970”.
Enquanto articula com petistas e evita o tema “ditadura militar”, Marin segue sem conseguir qualquer tipo de aproximação com a presidente Dilma Rousseff (PT) em semana importante para suas aspirações, já que a Seleção Brasileira chega a Brasília na próxima quarta-feira à tarde. Ele e Dilma devem estar no Estádio Nacional de Brasília, no sábado, para a abertura do torneio e o jogo entre Brasil e Japão.
Fonte – Terra