Petrópolis, RJ, vai tornar de utilidade pública anexo da Casa da Morte

No local, segundo o MP, aconteceram diversas mortes na década de 70. Comissão da Verdade quer transformar espaço em memorial.

O prefeito de Petrópolis, Região Serrana do Rio, Rubens Bomtempo anunciou que vai tornar de utilidade pública o imóvel anexo à Casa da Morte, que fica na Rua Arthur Barbosa, nº 120, no bairro Caxambú. De acordo com o Ministério Público Federal, o local serviu para a tortura de presos políticos na época da ditadura militar.

“Estamos empenhados em dar prosseguimento à avaliação dos imóveis para a desapropriação desses locais, que serviram como centro clandestino de tortura e assassinatos durante a década de 70. Temos uma história ligada às lutas democráticas nesse país e vamos honrá-la”, disse o prefeito, ao entregar à procuradora Vanessa Seguezzi e à Comissão da Verdade o exemplar do livro “Estação Petrópolis”, de autoria do seu pai, Rubens de Castro Bomtempo, que conta com registros desta época.

 

A promotora Vanessa Seguezzi destacou que está à disposição do município para ajudar no que for preciso para acelerar o processo de desapropriação. Já o presidente da Comissão da Verdade, Wadih Damous ressaltou que essa é uma prioridade da comissão. “Vamos agir com celeridade e promover todos os esforços para que Petrópolis tenha o primeiro Centro de Memorial de Liberdade e Justiça do país”, disse.

 

Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *