A Prefeitura de Santo André e o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá entregaram, ontem, o Centro de Memória do ABC. O espaço está instalado no CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) e será um local para encontro, estudo e reflexão de um período que marcou profundamente a história do Brasil.
“Esta sala será o embrião de um grande projeto, sobretudo, porque neste local será tratado da memória dos tempos em que ocorreram perseguições política durante a ditadura militar. Santo André foi uma das cidades que mais sofreu com agressões e perseguições e este resgate é para repararmos uma dívida com todos aqueles que lutaram pela conquista de um País democrático”, ressaltou o prefeito Carlos Grana.
Os ‘espaços de memória’ são hoje espaços públicos resultados de políticas de memória empreendidas em torno da temática das necessárias reparações, ainda que simbólicas, às vítimas e à sociedade pelos crimes cometidos pelas recentes ditaduras, tanto na América Latina como em outros lugares do mundo, veículos para a elaboração das memórias – caminho para a ressignificação do passado violento – bem como para a prevenção de práticas semelhantes no presente e no futuro.
O CPETR está localizado na Avenida Artur de Queirós, 720, no bairro Casa Branca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4979-3699.
Fonte – ABC Repórter