Já realizado em cidades como Brasília, São Paulo e Macapá, o lançamento do livro “Florestas do meu Exílio” terá, em Belém, espetáculo com os cantores Alba Maria, Lia Sophia, Lucinnha Bastos, Mahrco Monteiro, Nilson Chaves, Olivar Barreto e Zé Miguel, além da presença do ator Mário Rêgo. Um detalhe do evento em Belém é o local: a festa acontece no antigo presídio São José, lugar onde Capiberibe ficou preso durante um ano nos tempos da ditadura militar, aventura que é a temática da obra.
O livro conta a trajetória de João Alberto Rodrigues Capiberibe, natural do município de Afuá, no Marajó, que, durante os anos de 1970 a 1974 foi preso pela ditadura militar por filiação à Aliança Libertadora Nacional, de Carlos Marighella. O atual senador foi detido e torturado aos 23 anos, no antigo presídio São José, na Praça Amazonas, por quase um ano.
Para ver a filha recém-nascida, o jovem decidiu fazer greve de fome, o que levou a um quadro de perda de peso e doença, sendo então transferido para a Santa Casa de Misericódia, de onde fugiu disfarçado de médico, com a ajuda do médico Almir Gabriel, que depois seria governador do Pará.
Durante a fuga, Capiberibe e a mulher e a filha viajaram clandestinamente pelos rios da Amazônia até chegar à Bolívia. Durante o exílio, viveu ainda no Peru, no Chile (deste tendo que sair após o golpe que derrubou o presidente Salvador Allende), no Canadá e em Moçambique. Retornou ao Brasil em 1979 após a anistia no governo de Figueiredo.
Além do relato da fuga e do exílio, o livro procura mostrar o contexto histórico da vida política da segunda metade do século XX, com os embates de milhares de jovens contra as ditaduras que se estabeleciam ao longo da América Latina.
Serviço:
O lançamento do livro “Florestas do meu Exílio”, do senador e escritor João Capiberibe, será realizado nesta sexta-feira (4), às 19h, no Espaço São José Liberto. O evento terá shows musicais e cênico e é aberto ao público. Mais informações: 3202-4349 e 3202-4352.