Entre os 15 selecionados, estão o engenheiro Luiz Contreiras (integrante do Partido Comunista e preso pelo regime), Theodomiro Romiro dos Santos (primeiro condenado à morte no período republicano do país), Mariluce Moura (viúva de Gildo Lacerda, que foi torturado até a morte) e o jornalista Emiliano José (preso e torturado).
Primeira audiência na capital, essa é, no entanto, a segunda atividade da Comissão no estado. A primeira aconteceu no município de Feira de Santana, no último dia 31, onde foram ouvidas oito vítimas da ditadura militar.
“Há grande expectativa para a audiência de Salvador, que terá de dois dias. Deve ser um momento de reativar e construir a memória sobre a ditadura. Algumas pessoas esqueceram, outras receberam informações deturpadas e outras nem souberam”, afirmou o presidente da CEV, o professor Joviniano Neto.
Segundo Neto, os torturadores devem ser ouvidos nos próximos encontros porque a convocação só pode ser feita pela Comissão Nacional da Verdade (CNV). Ele espera que todo o material coletado pelo grupo baiano possa ser utilizado nas ações que vão ser desenvolvidas para marcar os 50 anos da ditadura no Brasil, no ano que vem.
Fonte – Vermelho