Comissão da Verdade ouve depoimentos na Região Tocantina

Pesquisadores ouvem testemunhas de atos de violência da ditadura militar. Pesquisadores da Comissão Verdade ficam até este domingo (17) na região.

Pesquisadores da Comissão Verdade ficam até este domingo (17) na Região Tocantina ouvindo testemunhas de atos de violência da época da ditadura militar. Os depoimentos serão organizados em arquivo público.

O grupo de trabalho da Comissão Nacional da Verdade começou a ouvir neste sábado (16), os depoimentos dos líderes camponeses e testemunhas. Eles também farão entrevistas a lideranças indígenas. a equipe produz um relatório que vai esclarecer as violações de direitos humanos cometidos por agentes do Estado ou a serviço no período de 1946 e 1988.

 

Um dos principais depoimentos é do líder Manoel da Conceição, que foi exilado e torturado por militares. As entrevistas aos líderes camponeses e familiares foram realizadas a portas fechadas, como forma de preservar as vítimas. Além de Manoel da Conceição está previsto entrevista com familiares de João Palmira, líder camponês, morto em Buriticupu.

 

Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *