Família celebra absolvição de ex-vereador após quase 50 anos

A família do ex-vereador de Dourados, Gumercindo Bianchi, comemorou a absolvição dele que teve o mandato cassado durante a ditadura militar em abril de 1964, acusado de apoiar e divulgar ideologias do partido comunista. A mesma pena e acusação foram aplicadas ao também ex-vereador, Jamary Carneiro Santiago. Ambos foram julgados sem direito a defesa.

 

Gumercindo apoiou os comunistas

A absolvição ocorrida quase 50 anos depois, deu-se durante sessão da Câmara Municipal na terça-feira (26), por meio do Decreto Legislativo 02/2013, de autoria do vereador Dirceu Longhi, que baseou-se na Comissão da Verdade, entidade com o objetivo apurar e reparar crimes ocorridos nos anos de ditadura.

A anulação da cassação foi comemorada pela jornalista douradense Ariadne Bianchi, bisneta de Gumercindo. “Depois de muito tempo ocorreu essa compensação póstuma e simbólica, após lutas com matérias divulgadas a respeito, com ajuda dos amigos jornalistas e também com minha participação na Comissão da Verdade dos Jornalistas. Estamos felizes pelo reconhecimento, mesmo que tardio”, disse Ariadne.

Segundo a jornalista, naquela época os vereadores trabalhavam “por amor” e não recebiam salário, por isso, ela explica que a família não será indenizada, entretanto, a Câmara de Dourados deve promover no dia 5 de dezembro, uma homenagem aos familiares dos dois ex-membros do executivo, através de uma placa.

“Não havia nenhuma citação sobre indenização, e meu bisavô não tinha remuneração para o cargo que ocupava. Por todos esses anos esperamos alguma compensação, mesmo que fosse um pedido de desculpas, pois meus familiares foram severamente discriminados. Finalmente aconteceu; em algum momento da história, alguém enxergou o erro cometido”, comentou.

 

Gumercindo morreu em abril de 1981, no município de Rio Brilhante.

 

Fonte – A Crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *