Estudante causa reviravolta na Comissão da Verdade

Com autorização da Justiça, legistas da Comissão Nacional da Verdade vão exumar o corpo do ex-bancário Abelardo Rausch de Alcântara, morto há 44 anos, durante o regime militar, após ser preso pela Polícia do Exército em Brasília. A CNV teve acesso a documentos inéditos, trabalho de investigação durante 18 meses da estudante de jornalismo Jussara Santos Rodrigues, 22 anos. Em pesquisas e entrevistas com familiares, amigos e legista, ela convenceu a Comissão de que Abelardo foi preso injustamente e foi a óbito com fortes indícios de tortura.

Motivação
Tudo começou quando Jussara leu a citação da morte suspeita de Abelardo no livro coletânea ‘Direito à Verdade e à Memória’. Até então, ninguém tinha aprofundado.

A prisão
Abelardo não tinha ligação com comunistas. Tesoureiro, foi acusado sem provas de ter roubado dinheiro do banco – foi torturado no Pelotão de Investigações Criminais (PIC).

A desculpa
À época, após retirá-lo do PIC com muitos ferimentos, o Exército teria simulado um acidente de carro e levou Abelardo para um hospital, onde faleceu.

Veredicto da CNV
Conselheiros da CNV avisaram a Jussara que agora têm convicção de que Abelardo é um morto político. A estudante concluiu o curso sob orientação de Angélica Cordova.

O vídeo entrega
Circula entre emails um vídeo-documentário com cenas do julgamento do Mensalão, da entrevista do ex-presidente Lula em Portugal – na qual diz que Mensalão não existiu – e com cenas inéditas de bastidores de encontro de José Dirceu com petistas. Na cena, Dirceu lembra que o projeto de poder do PT junto à máquina pública.

Acima de tudo..
‘Em primeiro lugar, o projeto político é o principal, e o principal é cuidar do PT’, cita Dirceu para os militantes, numa sala. ‘Nós temos que cuidar do partido’, lembra em outro momento. 

Quase caos
Brasileiro, com razão, reclama muito da situação e infraestrutura dos aeroportos – administrados pela Infraero & concessionárias. Mas muitos problemas também são de serviços operados pelas cias aéreas.

Saiba mais
São de responsabilidade das aéreas o atendimento no balcão de check in, despacho & reposição de bagagens e os horários dos voos. Os atendentes em muitos casos colocam na conta de ‘mau tempo’ ou da Infraero eventuais atrasos de aviões e problemas.

Bola nas costas
Um jornal da Alemanha acusa Joseph Blatter, presidente da Fifa, de ligação com a máfia russa. O jornal publicou foto de Blatter com Alimsan Tochtachunow, procurado pela Interpol com mandado de prisão por fraude fiscal, apostas e corrupção em eventos esportivos. A Copa de 2018 será na Rússia.

Bolso apertado
Na capital com maior PIB Per Capita do País, outra prova de que a economia estagnou. Pesquisa da Fecomércio sobre intenção de consumo das famílias mostrou recuo pela segunda vez consecutiva.

Charge de Aliedo
O celular do ministro

Boa praça, o então ministro das Cidades no governo Lula, Marcio Fortes, o mais longevo no cargo na Esplanada, empolgou-se numa entrevista a um jornal de grande circulação no Rio e permitiu a publicação de seu celular, para que os cidadãos o telefonassem em questões de emergência concernentes à sua pasta. O jornal publicou o celular na capa, em manchete de alto de página, com a chamada “Ligue para o ministro” e o número do aparelho. Dois dias depois, Fortes estava numa reunião no ministério em Brasília quando seu celular tocou identificando um número desconhecido. Ao atender, ouviu da anônima interlocutora:
– Doutor Marcio Fortes, pelo amor de Deus, eu estou passando mal, me ajuda, manda uma ambulância para mim aqui na rua.
Era uma moradora de Duque de Caxias (RJ). Fortes não titubeou e acionou o SAMU da cidade. A mulher foi socorrida. Mas depois dessa, trocou o celular.

Ponto Final

Com tantas acusações sobre escolhas da Copa na Rússia e Catar, não será surpresa se o Brasil ganhar uma reedição.

 

 

Fonte – O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *