Comissão da Verdade fala sobre regime militar em Juiz de Fora

As primeiras tropas que participaram do golpe marcharam de Juiz de Fora para o Rio de Janeiro. Atualmente, muitas pessoas ainda contam histórias daquela época. “Juiz de Fora foi uma cidade, talvez a mais importante de Minas, não só de luta contra a Ditadura Militar e resistência, como também das forças reacionárias, porque foi daqui que partiu o golpe militar. Então Juiz de Fora tem um papel importantíssimo”, comentou o membro da comissão estadual, Betinho Duarte.

Comissão se reuniu na manhã desta quinta-feira (Foto: Reprodução/TV Integração)

A Comissão da Verdade pretende ouvir todos esses relatos e resgatar os fatos. Para isso foram criados alguns canais de comunicação para facilitar o contato. O anúncio foi feito durante a reunião, que divulgou páginas na internet, email e o número 0800 970 0707 para ser feito o levantamento de documentos e fotos da época, para ajudar a identificar pessoas que tiveram relação com o golpe ou ainda estão desaparecidas.

“Os sindicatos e as universidades eram muito atuantes, tanto que muita gente que foi presa tinha uma prisão política, que era a Penitenciária José Edson Cavalieri, a Auditoria Militar. Então tem muita história para contar e todo mundo deve ter uma história pra contar”, concluiu a membro da comissão, Cristina Guerra.

 

Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *