MPF promove audiência pública para dar continuidade a ações da Comissão da Verdade

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco promove a audiência pública Memória e Verdade, na próxima segunda-feira (18), para tratar da preservação da memória das graves violações de direitos humanos ocorridas durante o período da ditadura militar, entre 1964 e 1985.

O encontro tem o intuito de discutir a adoção, pelo Estado, das medidas recomendadas pela Comissão Nacional da Verdade no relatório final, como a continuidade das atividades de localização, identificação e entrega aos familiares, para sepultamento digno, dos restos mortais dos desaparecidos políticos.

Também estarão em pauta o fortalecimento da política de localização e abertura dos arquivos da ditadura militar, o recolhimento e tratamento técnico desses documentos em arquivo público e a instalação de recursos tecnológicos para potencialização das ferramentas de pesquisa e universalização do acesso aos arquivos.

Serão abordados ainda, entre outros temas referentes à Justiça de Transição, a preservação, restauração e tombamento ou criação de marcas de memória em imóveis onde ocorreram violações de direitos humanos, bem como a alteração da denominação de logradouros, vias de transporte, edifícios e instituições públicas que se refiram a agentes públicos e particulares que notoriamente tenham tido envolvimento com a prática de violações aos direitos humanos. O resultado dos debates será consolidado para subsidiar a continuidade da atuação do MPF no caso.

INSCRIÇÕES – O evento é aberto a qualquer cidadão. Porém, para fazer uso da palavra durante os debates, é preciso se inscrever. A inscrição pode ser feita previamente, pelo telefone (81) 2125-7325, até as 19h da próxima sexta-feira (15).

O evento será presidido pela procuradora da República Carolina de Gusmão Furtado. O procurador Federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Veiga Rios, também estará presente. A audiência vai ocorrer no auditório da Procuradoria da República em Pernambuco (Avenida Agamenon Magalhães, 1800, Espinheiro, no Recife), das 14h30 às 19 horas.

 

 

Fonte – Blog do Jamildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *