CNV – Depoimento Professor Wanderley Ferreira

 

Depoimento do Professor Wanderley Ferreira Fontelas, português, preso em novembro de 1969, acusado de participar do grupo de esquerda armada de Ribeirão Preto conhecido com FALN e, novamente preso em fevereiro de 1970, sob a acusação de fazer parte do esquema clandestino do Partido Comunista Brasileiro. Torturado, esteve preso preventivamente por sete meses, tendo sido absolvido no processo aberto na Auditoria Militar de São Paulo no caso da FALN, sendo que o processo relativo ao PCB, que rendeu a prisão preventiva, não foi levado ao fim, não tendo ocorrido sequer julgamento, o que ocasionou a sua obrigatória libertação.

 

Wanderley Ferreira Fontelas, que foi diretor comercial do jornal “O Berro”. Sua primeira prisão foi em Franca. Em SP, preso novamente,ficou uma semana no DOPS. A prisão preventiva foi decretada em junho de 1970, dividindo cela com Caio Prado Jr., Jacob Gorender, Waldemar Tebaldi, entre outros.

Na foto vemos os componentes da Comissão da Verdade da OAB 12ª Subseção de Ribeirão Preto entrevistando o depoente. Pela ordem: Saulo Gomes; Eduardo Silveira Martins; Feres Sabino – presidente da Comissão; o depoente – Wanderley Ferreira Fontelas; Rubens Zaidan e Anderson Polverel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *